quinta-feira, 2 de abril de 2009



Título – Cinco Tempos Quatro Intervalos

Autora – Ana Saldanha

Ilustrador – José Miguel Ribeiro

Colecção – Livros de Dia e de Noite

Editora – Caminho

Edição – 2ª Edição










A AUTORA



Ana Saldanha nasceu no Porto, onde se licenciou em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Inglês). Doutorou-se na Universidade de Glasgow com uma tese sobre Rudyard Kipling e a sua obra infantil. Ganhou o Prémio Literário Cidade de Almada com o seu romance Círculo Imperfeito e tem-se também dedicado à tradução. Mas é sobretudo conhecida como uma das melhores escritoras portuguesas para jovens.





A HISTÓRIA




Certo dia, Dulce, quando chegou da escola, viu os pais a discutir. Na manhã seguinte, quando acordou, reparou que ao pé da porta estavam duas malas grandes pois os pais iam divorciar-se. Nesse dia, Dulce foi para a escola muito triste.
No primeiro intervalo da manhã, como sempre, Dulce foi ao bar da escola e quando deu o toque foi para a aula de Língua Portuguesa, a sua disciplina preferida, onde leu a sua composição, que era o trabalho de casa da aula anterior.
Quando deu o toque para o intervalo, como sempre, a Dulce ficou sozinha num canto porque era gorda e os seus colegas chamavam-lhe baleia. Quando estava lá no seu cantinho, ouviu um som que parecia de um bebé a chorar ou de um gato a miar. Ficou curiosa e foi ver de onde vinha o som. Procurou, até que encontrou um balde com sete gatinhos semi-afogados e recém-nascidos. Salvou-os e foi ao bar da escola buscar leite para eles.
No intervalo seguinte, Dulce já não ficou sózinha porque todos queriam brincar com os gatinhos.
Em seguida, a menina telefonou ao pai para perguntar se podia ficar com os gatinhos, mas o pai disse que não era possível e ela, muito triste, teve que se despedir dos gatinhos.
Quando as aulas terminaram, o pai foi buscar Dulce à escola.





Andreia Marques 7ºF

Sem comentários:

Enviar um comentário