domingo, 26 de abril de 2009

Um Crime No Expresso do Oriente, Agatha Christie


BIOGRAFIA DA AUTORA

Agatha May Clarissa Miller Christie, nasceu em Torquay, na Grã-Bretanha, em 1890.
Durante a Primeira Guerra Mundial, prestou serviço voluntário num hospital, primeiro como enfermeira e depois como funcionária da farmácia e dispensário. Esta experiência revelar-se-ia fundamental, não só para o conhecimento dos venenos e preparados que figurariam em muitos dos seus livros, mas também para a própria concepção da sua carreira como escritora.
Com o seu segundo marido, arqueólogo, Agatha viajaria um pouco por todo o mundo, participando activamente nas suas escavações arqueológicas, nunca abandonando contudo a escrita, nem deixando passar em claro a magnífica fonte de conhecimentos e inspiração que estas representavam.
Autora de mais de trezentas obras, entre romances de mistério, poesia e peças para rádio e teatro, contos, documentários, uma auto bibliografia e seis romances publicados sob pseudónimo de Mary Westmaccot, viu o seu talento e seu papel na literatura e nas artes oficialmente reconhecidos em 1956, ano em que foi distinguida com o título de Commander of the British Empire.
Isabel II consagrou-a com o título de Dame of the British Empire.
Deixando para trás um legado universal celebrado em mais de cem línguas e a Rainha de Crime ou a Duquesa da Morte, como ela preferia ser apelidada, morreu em Janeiro de 1976.



A OBRA




Um Crime no Expresso do Oriente, Hercule Poirot


Sobre o Livro…

O livro Um Crime no Expresso do Oriente é do género policial. A capa ilustra um comboio com um nevão, em tons azulados.
O livro divide-se em três grandes partes organizadas em capítulos. A primeira parte tem oito capítulos que pertencem à introdução do livro, fala-se da personagem principal e do aparecimento da vítima. A segunda parte tem quinze capítulos que são cruciais para o desenrolar da história, dizem respeito ao depoimento dos suspeitos e ao aparecimento de algumas provas do assassinato. A terceira parte é constituída por oito capítulos que abrangem o final do livro, com a descoberta do assassino.
A contra-capa apresenta um pequeno resumo da história.



Diogo

8ºE

Sem comentários:

Enviar um comentário