VIDA E OBRA
INTRODUÇÃO
Neste trabalho propõe-se abordar a vida e a obra de Jorge Amado, escritor brasileiro. Pretende-se ficar a conhecer a sua vida e as suas principais obras, assim como investigar o que o levou a ser escritor.
Neste trabalho propõe-se abordar a vida e a obra de Jorge Amado, escritor brasileiro. Pretende-se ficar a conhecer a sua vida e as suas principais obras, assim como investigar o que o levou a ser escritor.
1- VIDA E OBRA
Jorge Leal Amado de Faria, nascido em 1912, foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Existem dúvidas sobre o exacto local de nascimento de Jorge Amado, alguns estudiosos indicam que o seu nascimento se deu na fazenda Auricídia, município de Ilhéus. Mais tarde as terras da fazenda Auricídia ficaram no actual município de Itajuípe, com a emancipação do distrito ilheense de Pirangy. Entretanto, é certo que Jorge Amado foi registrado no povoado de Ferradas, pertencente a Itabuna.
No ano seguinte ao do seu nascimento, uma epidemia de varíola obriga a família a deixar a fazenda e a se estabelecer em Ilhéus, onde viveu a maior parte da infância, que lhe serviu de inspiração para vários romances.
Foi para o Rio de Janeiro, então capital da república, para estudar na Faculdade de Direito da então Universidade do Rio de Janeiro, actual Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante a década de 1930, a faculdade era um pólo de discussões políticas e de arte, tendo ali travado seus primeiros contactos com o movimento comunista organizado.
Jorge Amado publicou inúmeras obras, dentre as quais, vinte e cinco romances; dois livros de memórias, duas biografias – a do poeta Castro Alves e a do comunista Luís Carlos Prestes – duas histórias infantis e uma infinidade de outros trabalhos, entre contos, crónicas e poesias.
Ao dar os seus primeiros passos na carreira literária, em 1922, ano da realização da Semana de Arte Moderna, em São Paulo, Jorge Amado ficaria para sempre marcado por esse movimento, que modificou o modo de pensar o Brasil, não mais como uma cópia da Europa, mas como um país de cultura própria.
A sua obra inclui pérolas como Mar Morto, um retrato mágico da vida arriscada dos pescadores e canoeiros do litoral nordeste e da magia que o mar exerce no controle da vida e no descontrole da morte; ou Cacau que descreve sem estilo ou estética a vida dos assalariados do cacau, moralmente dominados pelos coronéis, mas impulsionados por uma íntima convicção pela melhoria de suas condições de vida, ou ainda Tenda dos Milagres que revela o mundo mágico dos cultos.
Amado foi superado, em número de vendas, apenas por Paulo Coelho mas, em seu estilo – o romance ficcional –, não há paralelo no Brasil. Em 1994 viu sua obra ser reconhecida com o Prémio Camões, o Nobel da língua portuguesa. Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como: Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela, Teresa Batista cansada de guerra são criações suas, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos.
A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil. Seus livros foram traduzidos em cinquenta e cinco países, em quarenta e nove idiomas.
2- OBRAS PUBLICADAS
O país do Carnaval, romance (1931)
Cacau, romance (1933)
Suor, romance (1934)
Jubiabá, romance (1935)
Mar morto, romance (1936)
Capitães da areia, romance (1937)
A estrada do mar, poesia (1938)
ABC de Castro Alves, biografia (1941)
Terras do Sem-Fim, romance (1943)
São Jorge dos Ilhéus, romance (1944)
Baia de Todos os Santos, guia (1945)
O amor do soldado, teatro (1947)
O mundo da paz, viagens (1951)
Os subterrâneos da liberdade, romance (1954)
Gabriela, cravo e canela, romance (1958)
A morte e a morte de Quincas Berro d'Água, romance (1961)
Os velhos marinheiros ou o capitão de longo curso, romance (1961)
Os pastores da noite, romance (1964)
Dona Flor e Seus Dois Maridos, romance (1966)
Tenda dos milagres, romance (1969)
Teresa Batista cansada de guerra, romance (1972)
O gato Malhado e a andorinha Sinhá, historieta infanto-juvenil (1976)
Tieta do Agreste, romance (1977)
Farda, fardão, camisola de dormir, romance (1979)
Do recente milagre dos pássaros, contos (1979)
O menino grapiúna, memórias (1982)
A bola e o goleiro, literatura infantil (1984)
Tocaia grande, romance (1984)
O sumiço da santa, romance (1988)
Navegação de cabotagem, memórias (1992)
A descoberta da América pelos turcos, romance (1994)
O milagre dos pássaros, fábula (1997)
CONCLUSÃO
Este trabalho foi muito útil, aprende-se sempre muito com um trabalho de pesquisa. Ficou-se a saber que Jorge Amado foi um grande escritor a nível mundial com imensas obras publicadas.
Foi interessante fazer o trabalho, mas tornou-se difícil seleccionar a informação obtida.
Após a conclusão do trabalho foi mais fácil estudar o conto O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá – Uma história de amor.
Trabalho realizado por:
Duarte Fernandes, 8ºD
Avelino Fernandes, 8ºD
Reinaldo Andrade, 8ºD
Sem comentários:
Enviar um comentário