segunda-feira, 14 de setembro de 2009

ANTES DA EXPLOSÃO



Sexta – Feira ou a Vida Selvagem, de Michel Tournier

Antes da explosão
A bordo do Virgínia viajava Robinson, que ia explorar a América do sul. Houve uma tempestade que provocou uma grande vaga que varreu o barco e tudo o que nele se encontrava, homens e materiais. Quando Robinson acordou estava numa praia deserta. Ele era o único sobrevivente do naufrágio do Virgínia. Ele olhou à sua volta e reparou que estava numa ilha.
Depois de explorar a ilha apercebeu-se que estava deserta e não havia qualquer habitação. Passados alguns dias Robinson teve a ideia de fazer grandes colunas de fumo, assim mal um barco apareceu no horizonte reparava nas chamas.
Depois de tanto esperar Robinson decidiu construir um barco para que pudesse sair da ilha, Após a conclusão do barco Robinson tentou levá-lo até ao mar, mas não conseguiu porque o barco era muito pesado e estava longe da praia. Robinson teve de deixar o barco onde estava.
De seguida Robinson começou a organizar e a civilizar a ilha e de dia para dia as suas colheitas foram crescendo e as suas obrigações.
Certo dia apareceu na ilha vários homens de uma tribo. Foi então que Robinson conheceu Sexta-Feira. Robinson salvou o Índio, porque os outros índios o iam matar. Foi por isso que Sexta-Feira esteve sempre em dívida para com Robinson.
Fazia o que Robinson mandava, era seu escravo. Um dia Sexta-Feira estava a fumar cachimbo e não queria que Robinson o visse, por isso quando ele apareceu jogou o cachimbo para dentro da gruta. Mas o que Sexta-Feira não sabia era que havia barris de pólvora no fundo da gruta, o que provocou uma grande explosão. E foi devido a esta enorme explosão que Tenn, o cão de Robinson, morreu, as colheitas foram destruídas e desapareceram todos os vestígios existentes de civilização.

Raquel Mónica Jardim, 8 º E, nº 10145
2008/2009

Sem comentários:

Enviar um comentário