segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Era assim no século XIX



A propósito do estudo do texto dramático Falar Verdade a Mentir, de Almeida Garrett

Era assim o Século XIX...

A rede de relações familiares e de amizade desempenhava um papel fundamental para a consumação do casamento: os irmãos (ãs) dos melhores amigos eram partidos indicados, tal como os primos afastados. Ao longo do século XIX, a mulher não tinha, na maior parte dos casos, liberdade para escolher o homem com quem casar, sujeitando-se ainda à preferência dos pais ou às conveniências sociais.
O surgimento da burguesia criou ocasiões de encontro entre jovens: actividades desportivas e noites dançantes. As mães estavam presentes para garantir o bom comportamento, avaliar os dotes e comparar os partidos em presença.
Durante o noivado as duas famílias regulavam as condições e o valor dos dotes e marcavam a data de assinatura. Chegado o dia, os noivos iam com os parentes mais próximos ao notário.
Os saraus eram um momento privilegiado para praticar, como amador, a música e o teatro. Entre amigos facilmente se constituíam grupos de instrumentos ou de cantores.
No século XIX a sociabilidade e os lazeres masculinos localizavam-se em espaços separados: clubes, cafés e salas de bilhar, onde as mulheres respeitáveis só iam se acompanhadas.
A burguesia endinheirada aproveitava os tempos livres para usufruir de espaços de lazer e divertimento. Frequentavam espaços nocturnos e participavam em festas. Os bairros chiques dos centros das cidades tinham muito movimento. As mulheres elegantes frequentavam as lojas da moda, nas grandes avenidas. Os mais ricos depois de tratarem dos seus negócios, circulavam pelos cafés, clubes, iam à ópera e ao teatro.
A partir da segunda metade do século XIX, nas cidades mais industrializadas começaram a surgir grandes edifícios, os arranha-céus, nos quais eram utilizados novos materiais como o ferro, o aço e o betão.
Ao longo do século XIX, com a maior atenção dada à higiene, nomeadamente aos cuidados com a pele, a publicidade comercial destacava a pureza do sabonete. Houve uma melhoria das condições e hábitos de higiene, através de águas canalizadas, sistemas de saneamento básico e a divulgação do sabão.
Houve avanços na medicina com a introdução de novos medicamentos e vacinas. Inseriu-se no dia a dia maior quantidade de alimentos, ligados ao desenvolvimento da mecanização da agricultura, como a beterraba e o arroz.

Trabalho de grupo: 8ºE
Kelly, Joana, Luísa, Ricardo e Raquel.

Sem comentários:

Enviar um comentário