segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A MORTE DE ANDOAR


Sexta-Feira ou a Vida Selvagem, de Michel Tournier

Reconto de alguns episódios.

A morte de Andoar
Robinson via com um óculo a luta dos dois adversários.
A noite estava a chegar quando Robinson descobriu o cadáver de Andoar. Robinson reconheceu-o pelo colar colorido que ele tinha à volta do pescoço. Levantou-se e sentiu alguém a rir-se, quando olhou viu Sexta-Feira de pé, cheio de arranhões, mas feliz, dizendo que o rei dos bodes estava debaixo dele e protegeu-o, salvando-o e que um dia o faria voar.


A preparação do último voo de Andoar
Alguns dias depois, Sexta-Feira voltou junto do cadáver de Andoar. Tirou-lhe primeiro a cabeça e depois cortou a pele e estendeu-a no solo. Sexta-Feira só guardou do corpo de Andoar os intestinos, lavou-os e ficaram a secar nos ramos de uma árvore, na esperança que Andoar pudesse voar.

Andoar voa
Robinson desde pequeno tinha vertigens, bastava pôr-se em cima de uma cadeira para lhe provocar um certo mal-estar. Por isso, todas as manhãs ele esforçava-se para subir a uma árvore. Achava que era um exercício ridículo e inútil, mas como vivia com Sexta-Feira admitia ser importante livrar-se das vertigens.
Numa manhã Robinson subiu a uma das árvores maiores da ilha, para vencer o medo, só que cometeu um grande erro “olhou para baixo”, só passado algum tempo se apercebeu que não devia olhar para baixo e levantou os olhos, ao olhar para o céu viu um pássaro dourado e verificou que Sexta-Feira tinha comprido a sua promessa: “ Fazer Andoar Voar”.



A reacção de Sexta-Feira por ver Andoar voar
Sexta-Feira estava empenhado a fazer um papagaio com a pele de Andoar. Quando terminou resolveu ir à praia e viu que Andoar estava a voar e começou a gritar.
Robinson desceu rapidamente da árvore para ir ter com ele. Encontrou-o deitado na areia com a cabrinha Anda. Robinson também juntou-se a eles para ver o voo de Andoar. De repente, Sexta-Feira levantou-se sem soltar o fio do papagaio, começou a emitar a dança de Andoar e o pássaro dourado que estava ligado ao tornozelo de Sexta-Feira também acompanhava a dança.
Na parte da tarde foram pescar com o papagaio. Eles viam o grande pássaro a agitar-se no céu, como a bóia de uma cana de pesca, quando o peixe morde.


A engenhoca de Sexta-Feira
Sexta-Feira chegou até Robinson e disse-lhe que Andoar ia cantar. Depois disso Sexta-Feira começou a fabricar uma harpa eólica.
A harpa eólica é um instrumento que funcionava com o vento que fazia as cordas vibrar. Sexta-Feira colocou-a na cabeça de Andoar para fazê-lo cantar. Foi necessário esperar pela próxima tempestade que chegou um mês depois.
Certa noite, Sexta-Feira levantou-se com uma terrível tempestade e foi puxar pelos pés de Robinson. Pareceu-lhes ouvir um concerto em que se misturavam flautas e violinos. Quando chegaram junto à árvore viram o papagaio que vibrava como uma pele de tambor. Andoar- Voador, Andoar- Cantor, pareciam assim, reunidos na mesma festa. Havia música grave e bela que só podia lembrar o lamento do bode, morto ao salvar Sexta-Feira. Abraçados os três sob um rochedo olhavam de olhos abertos para aquele espectáculo terrível e ouviam atentamente aquele canto.


Leonor Gonçalves, 8ºD
2008/2009

Sem comentários:

Enviar um comentário