segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Michel Tournier


Sexta-feira ou Vida Selvagem, de Michel Tournier

Sumário

 Introdução
 Michel Tournier
 Distinções
 Conclusão
 Anexos



Introdução

Com este trabalho pretendemos adquirir mais conhecimentoss sobre a vida e obra de Michel Tournier, escritor francês. Este trabalho foi pedido no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa.


Michel Tournier

Michel Tournier é um escritor francês. Nasceu em Paris a 19 de Dezembro de 1924, em Paris. Estudou em Saint – Germain em Laye e no Liceu Pasteur de NeuillY. Seguiu o curso de Filosofia na Sourbonne e na Universidade de Tübingen.
Os pais conheceram-se quando estudavam Alemão na Sorbonne. Tournier também aprendeu a falar a língua, muito cedo, uma vez que a mãe tinha o hábito de passar os Verões numa pensão alemã.
O pai desistiu de se tornar professor por ter sido ferido num combate durante a Primeira Grande Guerra. Optou por abrir o seu próprio negócio, fundando uma agência de direitos de autor, tomando assim contacto com obras literárias e apaixonou-se pelo mundo dos livros. Tournier estudou numa série de escolas particulares, geralmente católicas.
Este escritor define-se como o “contrabandista da filosofia” procurando englobar alguns filósofos nos seus contos e histórias, como Sexta-feira ou a Vida Selvagem em que retrata Robinson Crusoe.
Michel Tournier vive em Vallée de Chevreuse a 40 km a sudoeste de Paris no presbitério duma minúscula vila.

Distinções

Michel Tournier recebeu o grande prémio de romance da Academia Francesa em 1967 pelo seu romance Sexta-feira ou a Vida Selvagem; prémio Goncourt em 1970 por unanimidade pelo seu romance Le Roi des Aulnes (O Rei dos Álamos); membro da Academia Goncourt em 1972; medalha Goethe em 1993; Doctor Honoris Causa da Universidade de Londres em 1997.

Conclusão

Michel Tournier foi um grande escritor do seculo XX e a maior parte das suas obras estão em língua francesa.


Sérgio, Simon, Reinaldo, 8º D

Sem comentários:

Enviar um comentário